quinta-feira, 24 de novembro de 2011

“1ª SEMANA MUNICIPAL DO BEBÊ DE AÇAILÂNDIA”





      Iniciou na manhã da segunda-feira, 21/11, com abertura solene na Câmara de Vereadores, sendo apresentada pela Articulador Local do Selo UNICEF, Lucinete Freitas de Aguiar, a razão e os objetivos da “1ª Semana do Bebê” e também  o que é  e como está sendo desenvolvido o “Programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia. A assistente social Rosélia Albuquerque, dos quadros da saúde pública, ministrou palestra de formação, com o tema “Por que investir no Bebê?”. Prestigiaram o evento de abertura da “1ª Semana do Bebê de Açailândia”, lideranças comunitárias e religiosas; profissionais da assistência social, da educação, da saúde; conselheiros/as municipais, autoridades (entre elas o vice-prefeito Antonio Erismar, os secretários municipais, Juliano Roldi (Saúde), Sergiomar Santos (Educação), o assessor especial Élson Batista Santos, o conselheiro tutelar José Alves Bezerra, a vereadora Arlete Cutrim de Oliveira. Promovido pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Comitê Municipal Pró-Selo, a “1ª Semana do Bebê de Açailândia” conta com as parcerias e apoios da Prefeitura (secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde), das Unidades Regionais de Educação/URE e de Saúde/URSA, dos Conselhos Tutelar e dos Direitos 
Abertura na Câmara Municipal
da Pessoa com Deficiência/COMDIPE, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA, Comissão Juvenil do Fórum DCA, e Associação Escolinha de Futebol e Ambiental do Assentamento Califórnia/AFEECA. 

Conforme a assistente social Lucinete Freitas de Aguiar, Articuladora Local do Selo UNICEF, “ a Semana é uma iniciativa incentivada pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que visa contribuir para a garantia do direito de cada Bebê a sobreviver, se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/AIDS e de outras doenças. E os primeiros seis anos  de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de Meninas e Meninos. Nessa fase da vida, a Criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto/a. Por isso, representa uma ‘janela de oportunidade’. A atenção integral nessa faixa etária tem impactos decisivos nos processos de aprendizagem e de construções de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.”. Para o COMUCAA., a “1ª Semana do Bebê” impõe-se em Açailândia como dever de cidadania e de política pública para uma população que tem direito de Absoluta Prioridade de Atendimento, conforme o artigo 227 da Constituição Federal.  (na integra - fonte: Eduardo Hirata - Assessor do CMDCA Açailândia (COMUCAA) e membro do Comitê Pró-Selo (Comunicador).


Tivemos também o privilégio de sermos prestigiados na abertura da "Semana do Bebê"  Fábio e Lissandra (Ação Saúde).

   Ainda no dia 21/11 (à tarde), foi realizado nos 03 CRAS (Centro de Referência de Assistencia Social) de Açailândia, palestras para mães, grávidas e adolescentes.

Dia 22/11 - houve trabalhos de conscientização em algumas ESF do município e palestra para 30 adolescentes grávidas acompanhadas pelo programa de saúde do adolescente.


-Dia 23/11  realizada atividade com pais e alunos da Escola Infantil Iranilde Sobral.


-Dia 24 e 25/11 Amanhã e depois (encerramento)


                                                                                                                                                                                                                     
" Sou bebê tenho prioridade absoluta!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário